Biodiversidade: tema de todos nós
A palavra biodiversidade saiu dos círculos científicos e entrou em nossas vidas para ficar. Toda vez que a pronunciamos, louvamos a beleza do planeta tão diverso e biodiverso, e inúmeras vezes as palavras que a acompanham tratam do perigo em perder todo este patrimônio.
O termo foi criado em 1985 com a junção das palavras “diversidade” e “biológica” e, em 1986, foi amplamente utilizado pelo biólogo Edward Wilson num importante relatório.
O conceito de biodiversidade pode ser defendido de maneira simples como a totalidade de vida presente na Terra. E podemos definir com mais precisão ou complexidade lembrando que a biodiversidade é também as interações entre ecossistemas, biomas e os hábitats; que são relações muito complexas que abrangem a genética, os gêneros, as famílias e as ordens. Por isso preservar é ainda mais difícil, pois para preservar uma única espécie é preciso agir em todos os níveis de sua ocorrência.
OUÇA AQUI:


O que diz o Ministério
do Meio Ambiente
O Brasil ocupa quase metade da América do Sul e é o país com a maior diversidade de espécies no mundo, espalhadas nos seis biomas terrestres e nos três grandes ecossistemas marinhos. A Floresta Amazônica, maior floresta tropical úmida do mundo; o Pantanal, maior planície inundável; o Cerrado de savanas e bosques; a Caatinga de florestas semiáridas; os campos dos Pampas; e a floresta tropical pluvial da Mata Atlântica. Além disso, a costa marinha inclui ecossistemas como recifes de corais, dunas, manguezais, lagoas, estuários e pântanos.
Esta abundante variedade de vida abriga mais de 20% do total de espécies do planeta, encontradas em terra e na água. É o país com a maior biodiversidade do mundo, com mais de 116.839 espécies animais e 46.355 espécies vegetais conhecidas.
OUÇA AQUI:
Fauna e flora
Fauna e flora, ou o conjunto de animais e plantas, fazem parte da biodiversidade, mas não apenas, como vimos nos parágrafos anteriores.
Quando tratamos da fauna, estamos nos referindo aos animais existentes em uma determinada região. Como exemplo, a fauna do Pantanal, da Amazônia ou da Mata Atlântica. Quando tratamos da flora, estamos nos referindo ao conjunto de plantas de uma determinada região. Como exemplo, podemos citar também a flora do Pantanal, da Amazônia e da Mata Atlântica.
OUÇA AQUI:


Caderno do professor
O caderno serve de orientação para o professor, com explicações sobre o gênero literário epistolar (cartas) e com a discussão de alguns conceitos que envolvem o tema biodiversidade. Neste são recomendadas atividades para realizar em sala de aula, que se encaixam na dinâmica desse projeto. Os interessados podem visualizar e baixar sua versão digital aqui.